Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Saiba como separar o lixo para reciclagem

Saiba como separar o lixo para reciclagem


Separar o lixo para reciclagem ajuda na preservação do meio ambiente

A importância de separar o lixo. Imagem de Gary Chan disponível em Unsplash.

Enchentes, ventanias incontroláveis e falta de água são alguns dos problemas provocados pelas mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta e que afetam diretamente a sua vida. E preservar o meio ambiente não é apenas um dever das grandes corporações e governantes. Você também pode fazer a sua parte.

Já pensou em separar o lixo para reciclagem? Essa é uma atitude pequena sim, mas que pode fazer uma grande diferença. Veja como é simples organizar os resíduos produzidos em casa antes do descarte.

Separe os materiais

Pilha de papelão. Imagem de Michael Jin disponível em Unsplash.

Muitas cidades já contam com serviço de coleta seletiva. Por isso, antes de jogar qualquer coisa na lixeira, é importante fazer uma separação de resíduos.

Materiais como plásticos, vidros, metais e papéis devem ir para coletores diferentes do lixo orgânico, que são as cascas de frutas, legumes e restos de alimentos. O processo de reciclagem se beneficia como um todo quando você faz isso.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o descarte correto do lixo diminui a extração de matéria-prima da natureza, ajuda na economia de água e energia e ainda gera renda para os catadores que dependem do aproveitamento dos resíduos sólidos para sobreviver. Todo mundo sai ganhando quando você separa o seu lixo. Leia mais sobre como e por que separar do lixo.

Higienize o que for possível antes de descartar

Recipiente sendo lavado. Imagem de Nathan Dumlao disponível em Unsplash.

Uma dica simples de seguir antes de jogar o lixo fora é higienizar as embalagens. Não é necessário esfregar e gastar todo seu estoque de detergente. Passar uma água em potes, garrafinhas, latas e recipientes já é o suficiente.

As embalagens de delivery também podem ser recicladas desde que estejam limpas e secas. Já aquela caixa de pizza do último domingo, toda engordurada, não deve ir para a reciclagem. Atenção para bitucas de cigarro, fotografias, fitas adesivas e papéis sanitários que não entram na lista de materiais que podem ser reaproveitados.

Entenda o significado de cada cor de lixeira

Lixeiras coloridas para coleta seletiva. Imagem de Pawel Czerwinski disponível em Unsplash.

Dividir os resíduos entre recicláveis e orgânicos já provoca um impacto positivo no meio ambiente, mas é possível fazer ainda mais pela preservação do planeta.

Você já deve ter visto lixeiras coloridas para coleta seletiva. Se você sempre se confunde com o significado de cada uma, preste bem atenção nesta informação: lixeiras vermelhas são usadas para resíduos plásticos, azuis devem receber papéis e papelão, verdes armazenam vidros. Já as amarelas servem para metais e as marrons identificam o lixo orgânico. Agora ficou fácil, né?

Aprenda a descartar artigos contaminados

Com a pandemia da Covid-19, aprendemos a usar máscaras e luvas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas, após o uso, como deve ser feito o descarte desses produtos?

Ao contrário do que muitos pensam, as máscaras não são recicláveis e não devem ir para o lixo comum. A maneira certa de se livrar delas é guardá-las em um saco plástico e descartá-las com o lixo do banheiro. Fazendo isso, você evita que os catadores fiquem expostos aos resíduos contaminados. Saiba como descartar e higienizar corretamente as máscaras de proteção.

Viu só como é fácil fazer a sua parte pela preservação do meio ambiente? Aprender a separar o lixo é o primeiro passo para um futuro mais sustentável e a Kazzas se preocupa em proporcionar um mundo melhor para você e sua família. Descubra 4 diferenciais da construtora e incorporadora Kazzas.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre ações sustentáveis e conhecer nossos empreendimentos.

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais