Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Dia Nacional do Doador de Sangue – Seja Doador!

Dia Nacional do Doador de Sangue – Seja Doador!


Hoje é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue no Brasil. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância dessa ação. Confira os pré-requisitos para ser um doador de sangue e onde você pode fazer a doação!

 

Dia Nacional do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Esse mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos: a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

 

Como Funciona?

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso em transfusões de sangue. O sangue é um composto de células que cumprem funções do nosso organismo, sendo que não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação, sendo um procedimento muito rápido e seguro!

A doação é utilizada para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Além disso, vale lembrar que na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue, assim você pode participar das campanhas da sua região!

 

Seja doador

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Para ser doador, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os hemocentros ou bancos de sangue.

 

Confira os pré-requisitos para ser doador de sangue:

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique aqui para ver documentos necessários e formulário de autorização).

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

Impedimentos temporários

Resfriado, deve aguardar 7 dias

Gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.): aguardar 6 meses.

Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação), impedido durante 7 dias.

Cirurgia odontológica com anestesia geral 4 semanas.

Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

Vacina contra gripe 48 horas.

Herpes labial ou genital, apto somente após desaparecimento total das lesões.

Herpes Zoster, apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

 

Impedimentos definitivos

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Malária.

Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

 

Hemocentros e Pontos de Coleta

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

O hemocentro de São Paulo, Pró-sangue, possui diversos postos de coleta em São Paulo. Todas as bolsas de sangue coletadas nesses locais são direcionadas para a central, localizada no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde são fracionadas e ficam aguardando liberação para serem distribuídas aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue. Clique aqui e confira os postos de coleta disponíveis. 

 

Fontes: Ministério da Saúde e Fundação Pró-Sangue

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais