Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Como se prevenir da Dengue: confira dicas para evitar a doença

Como se prevenir da Dengue: confira dicas para evitar a doença


A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. Saiba como evitar a transmissão da doença pelo mosquito que pode causar complicações graves. Para prevenir a dengue é importante adotar medidas que evitam a reprodução do mosquito transmissor, vem com a gente que vamos te mostrar como se prevenir e evitar a Dengue!

 

Tome a vacina

A vacina contra dengue foi criada para prevenir a manifestação do vírus. Atualmente temos vacina para a dengue licenciada no Brasil, que diminuem a periculosidade do vírus, garantindo que ele não cause doenças e sejam capazes de gerar resposta imunológica, fazendo com que o organismo da pessoa reconheça o vírus e saiba como atacá-lo quando a pessoa for exposta a sua versão convencional.

 

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. Além desses cuidados, você também deve:

·       Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

·       Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

·       Limpar sempre as calhas dos canos;

·       Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

·       Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

·       Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

·       Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

·       Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

·       Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

 

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

 

Use repelentes regularmente

O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Os repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.

 

Aplicar larvicidas

Em locais com bastantes focos de água parada como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito. Entretanto, essa aplicação deve ser sempre feita por profissionais treinados, sendo indicada pelas secretarias de saúde das prefeituras.

Além disso, os agentes comunitários de saúde que trabalham nos postos de saúde, frequentemente, visitam as residências do bairro com objetivo de detectar e destruir reservatórios de água que estejam acumulando água, ajudando na redução dos focos de transmissão da dengue.

 

Previna-se!

Siga as nossas dicas e previna-se da Dengue!

 

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais