Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Como conservar e manter o brilho dos pisos?

Como conservar e manter o brilho dos pisos?


 

O piso do apartamento é uma peça fundamental para a organização e limpeza do local, melhorando sua qualidade de vida. Assim, conservar o brilho e a limpeza do piso é indispensável, podendo se tornar uma dificuldade se limpo ou mantido de forma errada.

Desse modo, vamos mostrar algumas opções de como conservar e manter o brilho dos pisos, para tornar sua vida mais fácil!

 

1)    Porcelanato

O porcelanato é um material que necessita de alguns cuidados especiais para garantir que o seu brilho dure mais tempo. Esses cuidados são necessários para garantir o brilho e evitar que apareçam manchas e riscos superficiais nos primeiros anos. Vamos ao passo-a-passo da limpeza diária?

  1. Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias;
  2. Em um balde, misture água, detergente neutro e saponáceo (para polidos, pode-se passar um pano com álcool);
  3. Molhe o pano de chão com a mistura do balde e passe em todo o piso;
  4. Deixe a mistura agir por três a cinco minutos;
  5. Passe um pano apenas com água para retirar os produtos;
  6. Depois da lavagem, seque o piso com um pano limpo.

Além disso, atente-se a não utilizar ceras ou impermeabilizantes, nem produtos que contenham flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico. Além desses, sabão em pó, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica não devem ser utilizadas nesse piso. Palha de aço ou produtos similares também não são indicados, já que podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato.

 

2)    Piso vinílico

O piso vinílico é um material muito resistente e é produzido com materiais recicláveis. Por isso, a limpeza deve evitar o contato com a água e deve ser feita apenas com um pano úmido. No geral, o vinílico é muito fácil de manter o brilho, vamos ver o passo-a-passo?

  1. Varra ou aspire o piso;
  2. Em um balde, dissolva algumas gotas de detergente na água;
  3. Umedeça um pano com a mistura de detergente e água;
  4. Envolva o pano em um rodo e passe pelo piso até a sujeira sair;
  5. Depois, seque o piso com um pano limpo;
  6. Para manter o brilho do seu vinílico, aplique cera de vinílico em seu piso com um rolo de lã baixa ou um aplicador de ceras.

 Muito fácil, não é? Para manter esse brilho basta retirar a poeira diariamente com a vassoura ou o aspirador e admirar seu piso!

 

3)    Piso laminado

O piso laminado é feito a partir de madeira aglomerada, e, assim como o vinílico, ele não deve ser lavado. O contato com a água e o sol pode danificar e deformar as peças. A limpeza deste tipo de piso é muito simples e rápida, vamos ao passo a passo?

  1. Varra ou aspire o piso;
  2. Em um balde, dissolva algumas gotas de detergente na água;
  3. Umedeça um pano com a mistura de detergente e água;
  4. Envolva o pano em um rodo e passe pelo piso até a sujeira sair;
  5. Depois, seque o piso com um pano limpo;
  6. Para manter o brilho do seu laminado, utilize um limpador específico para esse tipo de piso e aplique diretamente em um pano seco e passado sempre no sentido da textura do piso (comprimento das réguas).

Assim, o brilho do seu laminado vai ser muito durável e bonito!

Atenção: diferente do vinílico, não se deve passar cera no piso laminado, pois, a camada que reveste a superfície do piso é impermeável. Desse modo, se for aplicada qualquer tipo de cera na superfície do produto, ela não será absorvida, além de deixar o seu piso escorregadio

 

4)    Piso de mármore

Diferente dos pisos de madeira, os pisos de mármore demandam atenção redobrada, pois é um piso poroso e tem alta capacidade de absorção. Para a limpeza, vejamos o passo-a-passo:

  1. Varra ou aspire o piso;
  2. Misture em um balde 1 colher de sopa de detergente neutro, sabão neutro ou sabão de coco diluída em 5 litros de água;
  3. Umedeça um esfregão ou pano macio nessa solução;
  4. Passe essa solução em todo o seu piso, podendo esfregar caso necessário;
  5. Enxágue com um pano molhado bem torcido;
  6. Termine secando com um pano macio;
  7. Para deixar ainda mais brilhante, você pode encerar o piso após a higienização com cera líquida incolor (use um pano macio e, depois, uma flanela para dar brilho).

Para manter o brilho no dia a dia é interessante varrer ou aspirar o piso com frequência, pois o pó se fixa com facilidade na superfície porosa do mármore.

Não é recomendado o uso de produtor corrosivos, muito concentrados ou gordurosos no mármore. Portanto, evite utilizar produtos como ácidos, solventes, álcool, cloro, sabão em pó, querosene, saponáceos, água sanitária e materiais abrasivos.

 

5)    Piso de cerâmica

A cerâmica é um dos revestimentos mais fáceis de limpar e manter o brilho, apenas deve-se tomar cuidado ao arrastar móveis e metais sobre esse tipo de piso, para que não risque ou trinque. Vamos ver o passo-a-passo para manter seu piso brilhante?

  •          Pisos antiderrapantes:
  1. Varra (com uma vassoura de cerdas duras) ou aspire o piso;
  2. Lave o piso com saponáceo em pó (para o banheiro, local de mais umidade, também é indicado uso semanal de água sanitária, para evitar bolor e mofo);
  3. Seque com um pano limpo.

 

  •          Pisos acetinados e polidos:
  1. Varra (com uma vassoura de cerdas macias) ou aspire o piso;
  2. Umedeça um pano macio em água com detergente neutro;
  3. Passe o pano em todo o piso;
  4. Seque com um pano limpo.

Com esse passo-a-passo o seu piso vai ficar brilhando. Ah! Não se esqueça dos produtos que não podem ser usados: o sabão em pó não é indicado porque ele forma uma película que deixa o piso embaçado. Além dele, nunca use ácidos e nem palha de aço, pois causam manchas.

 

Granito

O piso revestido de granito tem grande durabilidade e ainda tem baixa absorção de água e é resistente a manchas. Mesmo assim, o granito possui uma grande dificuldade: ele pode ser facilmente danificado pelos produtos de limpeza convencionais. Por isso, vale a pena ter cuidados para garantir um chão sempre higienizado e brilhante. Vamos ao passo-a-passo?

  1. Varra seu piso com uma vassoura de cerdas macias
  2. Use a solução de água + detergente neutro para lavar o piso ou pode optar também por produtos específicos para essa superfície, que são os de PH neutro. Utilize água fria.
  3. Para secar, opte por um pano de microfibra para secar e dar brilho ao piso. Nunca deixe o granito secar naturalmente, para evitar marcas de água.

Além desse guia, lembre-se de não utilizar objetos duros, como esfregões de arame, e nem produtos para limpar pisos de cerâmica, porque podem tirar o brilho desta superfície. Soluções ácidas ou alcalinas, como vinagre, também são proibidas para este piso.

 

Cimento queimado

Apesar deste ser um piso durável, fácil de limpar e resistente aos impactos, é necessário alguns cuidados para manter ele em bom estado e evitar o desgaste futuro. Mesmo assim, a lavagem é bem fácil e rápida! Vamos ver?

  1. Varra ou aspire a superfície;
  2. Lave o piso com detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza;
  3. Seque a superfície com um pano limpo e não deixe molhada, pois outras sujeiras podem grudar.

Para manter a durabilidade, uma boa opção é o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água, que diminuem a porosidade da superfície e evitam a absorção de fungos e sujeira. A manutenção da resina pode ser realizada a cada três anos.

Atente-se a evitar o uso de produtos abrasivos, pois podem causar riscos difíceis de serem removidos, e de produtos ácidos, que danificam e tiram o brilho das superfícies.

 

 

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais