Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
8 dicas para deixar seu apartamento mais arejado no calor

8 dicas para deixar seu apartamento mais arejado no calor


 

Com as recentes ondas de calor e temperaturas intensas nesse verão, a preocupação com o bem-estar e conforto dentro de casa é necessário. É claro que ventiladores e ar-condicionado ajudam, mas nem sempre dão conta de deixar o ambiente fresquinho, úmido e arejado. Para conseguir esse resultado no seu apê, existem algumas dicas que ajudam a contornar a situação e manter a casa agradável até mesmo nos dias mais quentes do ano. Vem que a Kazzas te ajuda!

 

Use cortinas leves e claras

Evite cortinas com tecidos pesados no calor como aquelas do tipo blackout. Ao usá-las, você acaba transformando o espaço em uma espécie de estufa que acumula calor, tem pouca ventilação interna e mantém as temperaturas sempre altas.

O ideal é utilizar modelos com seda ou voil, que são materiais leves, mas também vazados, o que permite a passagem tanto do ar quanto dos raios solares — em vez de barrar o primeiro e reter o segundo.

 

Use roupas de cama de tecido leve e em cores claras

Da mesma forma que as cortinas, no calor, as roupas de cama devem ser de tecido leve, tanto para melhorar a sensação térmica dentro da casa como para garantir mais conforto durante o sono. Então, prefira cores neutras e claras e material natural, como algodão ou linho. Evite muitas almofadas e prefira um visual clean para favorecer a ventilação.

 

Invista numa área verde dentro do apartamento

Outra forma de tornar o apartamento arejado é criar uma área verde dentro dele. Dá para colocar plantas em prateleiras, deixá-las suspensas no teto, montar uma pequena horta na cozinha e até revestir paredes por completo (criando um jardim vertical) com diferentes espécies. As plantas ajudam muito pois absorvem o calor e, com isso, liberam gotículas de água no ar, aumentando naturalmente a umidade do ambiente e deixando-o mais fresco e agradável.

 

Troque as lâmpadas

Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Isso porque esse modelo, além de também reproduzir a cor amarela (e muitas outras), emite menos calor do que o outro formato quando está aceso, o que contribui para manter sob controle a temperatura do cômodo.

 

Invista em iluminação natural

As luzes artificiais esquentam o ambiente. Por isso, quando queremos falar sobre arejar o apartamento, vamos recomendar que aposte, sempre que possível, na iluminação natural. A luz do sol, que vem das janelas, portas e corredores ventilados, é uma grande aliada para deixar o ambiente arejado e fresquinho. Se possível, planeje os móveis do seu apartamento levando isso em consideração e mantenha a iluminação natural como sua grande aliada. Assim, será muito mais fácil ter um espaço termicamente confortável.

 

Aposte em cores claras

Tem paredes com tons escuros ou terrosos nos cômodos? Então você pode optar por pintá-las ou revesti-las com papel de parede. O objetivo é simples: deixar a paleta de cores do espaço majoritariamente clara, já que tonalidades escuras absorvem o calor ao longo do dia e o liberam em ritmo lento, mantendo os recintos aquecidos até mesmo de noite. Como sugestão, vale a pena apostar no branco, no creme, no lilás, no verde-menta etc.

 

Livre-se de tapetes e tudo que for de material “fofinho”

Tapetes grossos, mantas felpudas e almofadas de veludo são alguns dos elementos decorativos que não devem fazer parte da sua sala ou quarto no verão. E isso tudo porque esses materiais “fofinhos” absorvem muito calor. Deixe o piso de casa livre de tapetes ou opte pelos modelos mais fininhos. Se o seu sofá for de um tecido “quente”, como veludo ou couro, forre-o com um tecido leve.

 

Evite ter muitos eletrônicos ligados em um só ambiente

Aparelhos eletrônicos como a televisão, por exemplo, liberam muito calor no ambiente. A regra é simples: quanto mais eletrônicos em uso, mais quente o ambiente irá ficar. Por isso, simplifique e desligue tudo que você não estiver utilizando. Por exemplo, quando estiver usando o computador, ao invés de carregar o celular na tomada, conecte-o no computador. Outro truque básico para manter o ambiente mais fresco é tirar tudo da tomada. Quanto mais eletrônicos você desligar por completo, melhor para a sensação térmica da sua casa.

 

Gostou das dicas?

Confira mais dicas do Blog Kazzas e encante-se com os nossos empreendimentos!

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais