Faça o atendimento online com um de nossos consultores e agende uma visita com horário reservado e exclusivo.
menu
Como tornar cada cômodo da casa mais espaçoso e elegante

Como tornar cada cômodo da casa mais espaçoso e elegante


 Ideias para trazer mais amplitude em pequenos espaços
 

 

Foto: Foto Decorado Praça Marajoara

 

Integrar ambientes em uma casa é sempre uma boa opção para quem não tem muito espaço e quer otimizar o que tem. É possível ter resultados surpreendentes em poucos metros quadrados, nossa arquiteta Stella Terpan separou algumas ideias para trazer mais amplitude em pequenos espaços,como por exemplo, utilizar o mesmo piso na sala e na cozinha, proporcionando uma decoração leve, fluida e limpa.

 Ideias para ambientes integrados

Ter em uma casa o conceito aberto é ideal para quem gosta de reunir amigos e familiares sem perder o conforto. Os ambientes integrados trazem a sensação de amplitude dos cômodos. Com ares de modernidade, a escolha por este tipo de ambiente facilita para que os móveis se tornem ainda mais funcionais no dia a dia.

 

A tendência vem dos lofts dos anos 70, onde os espaços com utilização industrial, abandonados, eram transformados em residências. Com o passar do tempo se tornou um estilo de arquitetura de interiores voltado para quem busca trazer para casa um estilo de vida despojado, moderno e livre.

 

Apartamentos pequenos também passaram ao longo do tempo a integrar ambientes.
Como por exemplo: 

sala e sacada;
sala e cozinha;
salas e varanda gourmet;
copa e cozinha;

 

Tudo, claro, depende das possibilidades que a planta do projeto oferecer.


 

Foto: Decorado KZ Radial

 

Quais elementos podemos utilizar na hora de criarmos ambientes integrados

Nem sempre será possível que os ambientes integrados sejam completamente abertos. Por esta razão, muitas vezes faz-se uma meia parede, deixando uma divisão, mas permitindo uma maior circulação e passagem de luz entre os cômodos.

 

No caso do ambiente já ser aberto, uma opção viável é colocar uma divisória simbólica que também pode ser decorativa para delimitar onde começa e onde terminam os cômodos.

Delimitando Ambientes

Estantes e Prateleiras 

Estantes e prateleiras também podem auxiliar a fazer uma divisão bem leve e discreta entre os ambientes. Para quem preza pelos ambientes totalmente abertos, utilize sofás, poltronas e tapetes para delimitar os ambientes, e assim delimitar onde ficam cada um dos cômodos.

Tapetes

Os tapetes podem servir como divisórias. Além de proteger o piso e auxiliar na decoração, eles podem delimitar, por exemplo, uma sala de estar e uma sala de jantar Já os móveis também podem ter essa função, além de garantir economia, servir de adorno e suporte para a decoração. Tendo o papel também de ajudar a esconder e suavizar, por exemplo, as cores do sofá.


 

Foto: Decorado KZ Panamby

 

Luminárias, Pinturas e Esculturas

Luminárias de chão, esculturas de chão, pinturas diferentes nas paredes de cada ambientes e assim também podem ajudar na demarcação.

Os Pisos

Os Pisos também podem ser uma opção para delimitar os espaços caso esteja disposto a realizar reformas. Porcelanato na cozinha e madeira na sala podem auxiliar na separação dos ambientes. Porém para apartamentos pequenos um revestimento pode diminuir a amplitude visual, sendo assim o aconselhável seria optar por somente um tipo de piso. Por exemplo, para cozinha e área de serviço.

Pintura

Criar identidades visuais distintas para cada um dos cômodos pode trazer mais personalidade e é também um fator ideal para determinar os ambientes. Aposte em pinturas setorizadas, cores ou estilos diferentes para separar os cômodos.


Quanto mais claros forem os tons usados nas paredes e na decoração dos ambientes pequenos, mais amplos eles irão parecer. Por isso, utilize cores claras para as superfícies mais extensas, como pisos, teto e paredes, deixando um pouco de colorido para os detalhes da decoração, como quadros, almofadas, mantas, etc

As listras verticais, por exemplo, trazem a sensação de um pé direito mais alto, enquanto as listras horizontais fazem com que ele pareça mais largo. Quanto mais estreitas forem as listras, mais intenso será o efeito provocado por elas.

Dicas para Aumentar a Amplitude dos Ambientes

Espelhos e Vidros 

Quando o objetivo é criar a sensação de um espaço maior, os espelhos são sempre uma excelente opção. Ao refletir a imagem do ambiente eles nos trazem a ideia de continuidade e ainda valorizam a iluminação tanto natural como artificial. Quanto maior o espelho, maior a sensação de amplitude.

 

O vidro é leve e bastante versátil, ele também pode ser utilizado no acabamento dos móveis, como armários da cozinha, cadeiras, bancadas, mesas e trazem a sensação de profundidade para os itens. Uma recomendação fica para a escolha deles transparentes ou semitransparentes quando o objetivo principal foi a sensação de amplitude.


 

Foto: Decorado Praça Marajoara

 

 

Portas de Correr 

Portas de correr tem o poder de ganhar alguns centímetros e fazer com que a sua casa pareça maior.

Elas podem ser coladas na parede ou até mesmo estar dentro delas quando fechadas. Uma dica é deixar a porta de correr do mesmo tom da parede para ela ficar camuflada no cômodo.


Acompanhe o nosso blog e conheça outras dicas de decoração para o seu novo Kazzas.

Compartilhe

Curta nossas páginas
nas redes sociais