Você acha que só porque mora em apartamento não pode ter plantas?!
Vamos te mostrar como é possível ter plantas lindas mesmo morando em apê. Mas cuidado, esse hábito pode se tornar um vício e quando você menos esperar, seu apartamento já vai ter se tornado uma floresta urbana, afinal quem resiste ao charme que o verde trás e com um dos estilos que estão mais em alta nos últimos tempos?
Confira aqui ideias incríveis de plantas para serem cultivadas:
1. Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma das espécies de plantas mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de ser uma planta fácil de cuidar – exige poucas regas e quase nada de adubação – a Espada de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz e pode ser usada como canteiro. Garantindo aquele toque verde todo especial e que faz toda a diferença na decoração.
2. Costela de Adão - Monstera deliciosa
Assim como a espada-de-são-jorge, a Monstera tem um formato único que conquista quem quer cultivar a sua própria plantinha. Além de produzir uma gama de folhas recortadas que podem lembrar uma costela e até mesmo o formato de um coração, ela se adapta aos ambientes internos e é fácil de cuidar. Você pode usar um vaso com a planta no escritório, na mesa de cabeceira, na mesa de jantar, no rack da sala ou em outros móveis. Outra boa ideia é utilizar a costela-de-adão como uma forma de separar ambientes integrados, como sala de estar e de jantar. Os diferentes tamanhos da planta ajudam a criar uma divisória conforme a necessidade do espaço. Além de garantir a funcionalidade dos cômodos, traz estilo e autenticidade para a casa.
A Monstera é uma das maiores tendências de decoração, e vamos combinar, essa planta tem o dom de deixar qualquer ambiente mais charmoso e agradável!
Os cuidados para cultivar a costela-de-adão são bastante simples. É indicado manter a planta sob luz solar indireta e uma rega frequente.
3. Zamioculca
A Zamioculcas precisa estar na lista de quem deseja cultivar e decorar com plantas. E a melhor parte dessa plantinha de folhas verdes brilhantes é que ela se adapta muito bem a locais de pouca luminosidade, sendo perfeita para cultivar no ambiente que quiser dentro do seu apartamento. Não à toa, que ela está cada vez mais sendo usada no paisagismo de ambientes residenciais e corporativos. Podendo ser colocada em vasos de tamanhos diferenciados, até mesmo em modo suspenso, perfeito para decorar a sala. Contudo, a zamioculcas apresenta crescimento lento e pode demorar um pouquinho para apresentar toda sua exuberância.
Por ser considerada uma planta suculenta, que armazena quantidade abundante de água em seus tecidos, a Zamioculca não tolera encharcamento. Assim, a orientação é de regá-la apenas quando o solo estiver bem seco. Outra dica para manter a zamioculcas sempre bonita é borrifar água em suas folhas.
4. Peperômia
De fácil cuidado e de crescimento rápido e vigoroso, a espécie possui mais de mil variedades, embora a mais conhecida e integrada aos lares seja a peperômia filodendro, que possui folhagem pendente verde e branca. A Peperômia é uma planta ótima para ser cultivada em ambientes internos bem iluminados. A espécie também pode ser cultivada de modo suspenso, garantindo ainda mais beleza à decoração. Elas trazem cor e alegria para qualquer ambiente. Regá-las três vezes por semana já é o bastante! Por ser uma planta de meia-luz, ou seja, um pouco de luz é sempre bem-vindo, mas exagerar não. Evite colocá-las em um lugar na casa em que o sol bate a maior parte do dia.
5. Cactus
Muito conhecida e record de tendência na decoração de interiores e até no mundo da moda, os cactos estão com tudo. De beleza exótica e rústica, os cactos, de modo geral, são plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos. Só que atenção: os cactos precisam de luz direta do sol, ao menos três vezes por semana. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos a janelas. As regas devem ser mínimas, já que essa é uma planta de clima desértico. A recomendação é regá-los uma vez por semana no verão e uma vez por mês nos meses de inverno.
Experimente cultivar uma planta em sua casa e eu duvido não se apaixonar por todo charme e beleza que elas trazem!