Novembro Azul – A conscientização supera o preconceito e salva vidas
Novembro é o mês que simboliza a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo da doença é o segundo mais comum, em todos os gêneros, e, também, a segunda maior causa de óbitos entre os homens brasileiros, com 28,6% de mortes.
Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em 2020 o câncer de próstata acometeu mais de 65 mil homens no Brasil e, em 2019, matou 16 mil.
Preconceito
A forma mais comum e segura, para a prevenção e diagnóstico da doença, é através do toque retal. O exame permite que o médico apalpe a próstata e perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos na região que indiquem a presença da doença.
No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 80% dos homens deixam de fazer o exame para detectar a doença, por preconceito, atrasando o diagnóstico e agravando a situação.
Preocupada com a sua saúde e com intuito de informar e conscientizar, o blog Kazzas compartilha algumas informações sobre como os homens podem prevenir o câncer de próstata.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Prevenção
A única forma de prevenir o câncer de próstata e garantir a cura, é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançado, dificultando a cura. Os sintomas na fase avançada são:
- Dor óssea
- Dores ao urinar
- Vontade de urinar com frequência
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Fatores de risco
São fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer
- Obesidade
Gostou do conteúdo?!
Acompanhe o nosso blog e redes sociais e fique por dentro dos empreendimentos da Kazzas, além de assuntos relacionados a construção e bem-estar.
Fonte:
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/