Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A doença é um tumor que causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Fatores de risco
• Histórico familiar de câncer de próstata, principalmente os que tiveram antes dos 60 anos
• Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
• Sobrepeso e obesidade.
Diagnóstico
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem fazer consultas de rotina com um urologista.
Para confirmar o câncer é preciso fazer uma biópsia, que é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Prevenção
Ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
· Ter uma alimentação saudável
· Praticar atividade física
· Manter o peso adequado à altura
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco
Devido ao preconceito com o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura. Por isso, é importante realizar exames de rotina que ajudam a identificar o início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento.