A declaração do Imposto de Renda é um acompanhamento que o governo solicita para a respeito dos seus ganhos anuais, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Nesse ano, o prazo de entrega da declaração de IR deve ser de 15 de março a 31 de maio.
Mas, para além disso, como a declaração de IR interfere na compra de imóveis? Confira conosco a Importância da declaração de IR:
A Declaração Anual de Imposto de Renda é um documento muito importante para quem busca financiar um imóvel, auxiliando na análise da aprovação de crédito, é o documento que comprova a capacidade de pagamento mensal e é com base nele que a instituição determina a liberação e o limite de crédito para CLT e para os autônomos.
Além disso, se você tem intenção de comprar um imóvel através do Programa Minha Casa Minha Vida, é através do IR que será analisado se você se enquadra na limitação de renda familiar exigida, e se não possui nenhum imóvel em seu nome.
Como fazer essa declaração corretamente e garantir a aprovação de crédito para o financiamento do seu imóvel? Vamos mostrar para você:
Documentos necessários:
Documentos pessoais
- · Documento de identidade do declarante;
- · CPF;
- · Título de eleitor;
- · Comprovante de residência atualizado;
- · Comprovante da atividade profissional;
- · Dados bancários atualizados.
Comprovantes de renda
- · Informe de rendimentos da empresa (no caso CLT);
- · Informe de rendimentos de bancos e corretoras;
- · Informe de rendimentos de distribuição de lucros (remuneração paga aos acionistas/sócios de uma empresa);
- · Informe de rendimentos de aposentadoria e/ou pensão;
- · Comprovantes e documentos de outras rendas (como heranças);
- · Comprovante de rendimento ou pagamentos de aluguéis;
- · Comprovantes de pagamentos (como saúde e educação);
As despesas com saúde e educação, por exemplo, podem ser restituídas no Imposto de Renda, sendo assim, é fundamental declará-las corretamente. Para incluir os comprovantes de pagamentos no IR, eles devem conter o nome, CPF ou CNPJ e endereço do prestador, serviço prestado e valor, além dos dados de quem está declarando.
- · Comprovantes de compra e venda de bens;
Contrato, escritura, nota fiscal ou recibo com nome e CPF de quem comprou ou vendeu e dados da transação (à vista, a prazo ou financiado).
- · Dados dos dependentes.
A perda do prazo ou erros no processo de declaração do Imposto de Renda podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Evite essa situação e antecipe-se na entrega.