Declaração de Imposto de Renda 2022: Prepare-se
Você sabia que a Declaração Anual de Imposto de renda é um dos documentos mais importantes para liberação do financiamento da casa própria? Por se tratar de um comprovante de renda, uma declaração feita de forma correta pode favorecer a aprovação do crédito imobiliário junto às instituições financeiras.
A declaração é o documento que comprova a capacidade de pagamento mensal e é com base nesse documento que a instituição determina o limite do crédito para CLT e para os autônomos.
A entrega do Imposto de renda 2022 está prevista para iniciar em março.
Vamos relembrar quais são os valores mínimos que deve declarar para a Caixa aceitar o IR como comprovante de renda:
Principais campos do IR na Comprovação de Renda
Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica
Rendimentos que você recebe de uma empresa, seja CLT ou não. Vale lembrar que, sendo CLT, no Casa Verde e Amarela, devemos sempre apresentar o contracheque atualizado.
Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física
Os rendimentos dos autônomos são declarados neste campo, preferencialmente no item “Trabalho não Assalariado”. A dica aqui é que o campo de “Pensão alimentícia e Outros” não é aceito pela Caixa como comprovação de renda, e que caso você tenha declarado algum valor do “Livro Caixa”, ele deve ser deduzido do valor de rendimentos informados para obtenção da renda.
Rendimentos Isentos e não tributáveis
Aqui vamos encontrar os campos em que sócios ou proprietários de empresas declaram seus rendimentos. Os itens mais comuns são o 09 e o 13, conforme a imagem abaixo:
Fique ligado!
Caso seja necessário a retificação do Imposto de Renda, esse deve ser realizado até 30/05/2022, após essa data o documento não é aceito pela CEF, por isso fique atento ao preencher as informações!
Fonte: Assino Crédito Imobiliário e Kazzas