Na hora de financiar a casa própria, juros baixos e condições acessíveis fazem toda a diferença, não é mesmo?! Mesmo assim, é necessário se atentar aos detalhes desse financiamento, e sanar suas dúvidas a respeito dos tipos de financiamento, amortização, parcelas e saldo devedor. Para te ajudar nessa jornada, o Blog Kazzas separou um conteúdo com as características, vantagens e desvantagens do Sistema SAC e Tabela Price para financiamentos, assim você pode escolher as melhores opções para você!
O que é o SAC?
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um modelo de amortização de empréstimos em que o valor das prestações é decrescente ao longo do tempo. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente, que diminui a cada parcela paga.
A principal característica do SAC é que a amortização da dívida é feita em parcelas iguais, desde o início do financiamento. Isso significa que, no início, a parcela é composta principalmente de juros, mas, à medida que o saldo devedor diminui, a parcela de amortização da dívida aumenta.
Quais as vantagens do Sistema SAC?
A principal vantagem da Tabela SAC é a economia de juros, pois esse modelo permite que você economize em juros ao longo do tempo, o que pode ser uma opção atraente para quem deseja minimizar os custos totais do empréstimo.
Além dessa vantagem, a quitação antecipada também é uma grande vantagem da SAC, com ela, é mais fácil fazer pagamentos extras e quitar o seu empréstimo ou financiamento antes do prazo estipulado, economizando ainda mais em juros.
O que é a Tabela Price?
A Tabela Price é um sistema de amortização de empréstimos em que as parcelas são fixas ao longo do tempo. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente, que diminui a cada parcela paga.
A principal característica da Tabela Price é que a amortização da dívida ocorre de forma linear, ou seja, a cada parcela paga, o mesmo valor é amortizado. Sendo assim, a maior parte da parcela é composta por juros, mas, à medida que o saldo devedor diminui, a parcela de amortização da dívida aumenta.
Quais as vantagens da tabela Price?
Por ter parcelas fixas, com a tabela Price é mais fácil planejar o seu orçamento, pois você tem uma previsão de qual o valor das parcelas durante o seu contrato. Além disso, as parcelas iniciais da Tabela Price são menores em comparação com a tabela SAC, o que pode ser útil para quem precisa de um alívio financeiro no começo do empréstimo.
Qual a diferença entre a Tabela Price e SAC?
A diferença entre tabela Price e SAC está na forma e rapidez de amortização, sendo que no SAC, as prestações são mais altas no início e menores no final porque há amortização mensal do valor financiado. O valor da parcela vai caindo, da primeira até a última, porque há uma diminuição progressiva dos juros. Na tabela Price, as parcelas começam mais baixas, mas são fixas durante todo o período de financiamento.
Como escolher o melhor financiamento?
A escolha entre o SAC e Price depende das suas preferências financeiras e individuais e dos objetivos financeiros. Ambos os sistemas têm suas vantagens e desvantagens e a decisão deve ser baseada em seus objetivos financeiros específicos e na capacidade de pagamento.
Além disso, a resposta está na sua capacidade financeira momentânea. Como as prestações iniciais são maiores no sistema SAC, é exigido do cliente maior capacidade de pagamento. Já no sistema Price, as prestações iniciais são menores. Por isso, no ato da contratação da operação de financiamento é exigida capacidade de pagamento menor do cliente. Por isso, para algumas pessoas, escolher entre sistema SAC ou tabela Price não é exatamente uma opção, depende da renda do momento, da faixa etária, se a compra será feita por uma ou duas pessoas, do prazo e da taxa de juros.
Gostou das dicas?
Encontre o apartamento perfeito para você com a Kazzas e realize o sonho da casa própria!
*Fontes: Site Serasa Cédito - Sistema SAC e Price: saiba como decidir entre eles; Site DNC - Diferenças entre Tabela SAC e Tabela PRICE; Site CashMe - Tabela SAC ou Tabela Price: Qual o melhor para escolher